Ter piscina em casa não tem de ser, necessariamente, sinónimo de prejuízo ambiental. Na manutenção e preservação da sua piscina, pode aderir a hábitos que não só a tornarão mais sustentável, como evitarão uma maior pegada ambiental.

 

Diminuir a quantidade de produtos químicos

Os químicos colocados na água da piscina, infelizmente, não são bons para o meio ambiente. É o caso do cloro, que se torna insubstituível já que é indispensável para que as bactérias e microorganismos não se proliferarem.

No entanto, é possível utilizá-lo em menores quantidades, combinando-o, por exemplo, com bromo. O bromo é uma alternativa sustentável ao cloro, porém exige ser combinado com cloro, para que se garanta a eficácia do mesmo.

Outro hábito a adotar é a verificação regular dos níveis de cloro, o que manterá a água da piscina saudável por mais tempo e fará com que não seja necessário realizar tratamentos de supercloração.

 

Cobrir a sua piscina com uma capa

Principalmente nos dias mais quentes, a água da sua piscina vai perdendo água devido à evaporação.

Isso obriga a que, regularmente, haja a necessidade de voltar a encher a piscina, o que causa desperdício de água. Como consequência, faz com que seja necessário repor a quantidade de produtos químicos.

Esta problemática pode ser facilmente resolvida, bastando para isso utilizar uma capa, impedindo que a água se evapore.

 

Aderir ao uso de aquecedor solar

Embora existam várias opções de aquecedores para piscinas, o aquecedor solar é uma das melhores alternativas. Primeiro, por ser extremamente ecológico, mas também porque, a longo prazo, traduz-se em muita poupança.

 

Esvaziar a piscina apenas quando necessário

Esvaziar completamente a piscina deve ser uma decisão a tomar apenas como último recurso! Mesmo nos meses em que não é usada, a piscina deve ficar cheia, já que a água funciona como uma barreira protetora. Uma piscina sem água está propensa a rachaduras.

Assim, se deseja manter o seu investimento intacto, é melhor deixar a sua piscina com água, coberta com uma capa para o efeito. Além disso, esvaziar e encher a piscina constantemente, significará um grande desperdício de água.

 

Optar por iluminação LED

As lâmpadas LED são um requisito super necessário. Dentro da sua casa e fora dela. Elas são super eficientes, usam pelo menos 75% menos energia que as lâmpadas incandescentes tradicionais e ainda duram 25 vezes mais!

 

 

Como vê, não é impossível tornar a sua piscina mais sustentável. Faça dela o seu santuário de bem-estar e saúd, adotando bons hábitos que protejam o ambiente e a sua família!

 

A Mabipiscinas deseja-lhe Bons Mergulhos!

 

Entre já em contacto connosco!