A Primavera já começa a dar ares de sua graça, começando a convidar para uns rápidos mergulhos…no entanto, será que a água da sua piscina está pronta para uso?

A água da piscina é, sem dúvida, o elemento principal para um bom usufruto da piscina, sendo o seu estado essencial não só para o seu bem-estar, mas também para a sua saúde e segurança.

Além de diversão e relaxamento, uma piscina traz consigo a necessidade de certos cuidados e algumas ações de manutenção. Portanto, é importante dominar algumas dicas para que o uso da piscina continue adequado e não se torne uma dor de cabeça. Se não sabe por onde começar, descubra algumas dicas de manutenção com a Mabipiscinas!

 

Cor da água da Piscina

A água pode alertar-nos sobre o estado da nossa piscina através da sua coloração, dando-nos a perceber se a água está pronta para o uso ou se precisa de uma revisão na manutenção. Quando se deparar com uma água verde, saiba que tem nas mãos um grande alerta. Provavelmente, existe alguma proliferação de algas dentro da sua piscina.

Por vezes, a água pode parecer “normal”, mas apresenta uma cor meio turva. Isso pode ser um indicativo de restos de bronzeadores solares, óleos corporais, protetor solar ou até indicar um desequilíbrio químico. Assim, o ideal é que a água esteja cristalina.

 

Sujidade visível

Outra forma de identificação fácil e rápida, assim como a cor da água, é se há ou não a presença de detritos e restos de sujidade. Ninguém gosta de entrar numa água cheia de folhas, insetos mortos e outros resíduos.

Como tal, é importante que antes de fazer uso da piscina, seja retirado qualquer resíduo presente. Lembrando sempre de utilizar um material adequado para essa função, assim evitaremos danos futuros à estrutura da piscina. O fundo da sua piscina deve ser aspirado com um aspirador e o lixo deve ser retirado com uma peneira.

 

Com que produtos deve tratar da água da piscina?

Cada etapa do tratamento e cuidado de uma piscina deve ser respeitada. Por isso, é importante ter a certeza de que sabe manusear os produtos que está a usar.

Após a aplicação de cada produto para tratamento da água, deve garantir que aguarda pelo tempo recomendado na embalagem, de forma a maximizar os seus efeitos mas também a garantir que não prejudicará a sua saúde. Deve ler rótulos e instruções de uso de todos os produtos antes de os aplicar.

Para evitar que este tempo de espera seja martirizante, pode aplicar cloro na água no final da tarde ou à noite, de forma a que este reaja durante a noite, podendo a piscina ser utilizada na manhã seguinte. Verifique regularmente o pH, lembrando-se que o pH ideal deve estar entre os 7,4 e 7,6.

 

Após esta pequena manutenção, a sua piscina estará pronta para uso para começar, timidamente, a colocar os seus pés na água enquanto usufrui dos primeiros dias de Primavera!

 

A Mabipiscinas deseja-lhe Bons Mergulhos!

Entre já em contacto connosco!