O Inverno vem a caminho…como tal, é a altura de dizer “adeus” à sua piscina por mais uns meses, deixando-a preparada para uns tempos de descanso.

Durante o Inverno, a maioria das piscinas entra em fase de hibernação, pelo que é crucial “encerrar” a época dos mergulhos de forma correta, para que, quando voltar para usá-la, a encontre em plenas condições.

Para efetuar este procedimento, há um conjuntos de normas que o ajudarão a preparar a sua piscina para as condições agressivas do Inverno, evitando não só que ela seja danificada, mas também que sofra consequências pela sua inatividade.

Antes de mais, é importante saber que os danos não são poucos, podendo passar pelo aparecimento de bactérias e algas, ou mesmo proliferação de sujidade difícil de reparar.

Também a formação de gelo é outra possibilidade a ter em atenção, já que pode provocar danos em toda a estrutura e respetivos componentes da piscina, desde azulejos ao skimmer, bomba e canalização em geral.

Assim, hibernar a sua piscina pode vir a poupar-lhe algum dinheiro, além de trabalho extra.

Por isso, a Mabipiscinas dá-lhe algumas dicas de como deve preparar a sua piscina para o Inverno, com toda a segurança e eficácia:

  • Antes de mais, escolha um dia de sol para efetuar este preparação;
  • Comece por limpar a sua piscina, pois a sujidade presente na piscina pode potenciar o aparecimento de bactérias e algas. Remova folhas e insetos e escove os azulejos.
  • Equilibre a água, certificando-se de que a água se encontra em perfeitas condições, com todos os componentes dentro dos valores ideais. Efetue um tratamento de choque de cloro, utilizando 30ppm em piscinas com paredes de gesso e 10ppm em piscinas de plástico ou vinil.
  • Previna as algas, aplicando cloro e algicida como precaução.
  • Desligue todo o equipamento, não apenas a bomba, mas todo o equipamento adicional que possui, como temporizadores, robots de limpeza e sistemas de aquecimento.
  • Reduza o nível da água da piscina, fazendo com que a linha da água fique abaixo do skimmer cerca de 50cm.
  • Esvazie a canalização, pois a água a baixas temperaturas pode congelar e romper os canos.
  • Remova objetos móveis, como flutuadores ou distribuidores, analisando previamente a possibilidade de ficarem danificados com o frio.
  • Cubra a piscina com uma cobertura específica para o Inverno, que seja resistente e duradoura. Esta impedirá que se acumulem lixos indesejados, assim como a subida do nível de água devido às chuvas.
  • Limpe os equipamentos de forma profunda e detalhada, desde bomba, motor e filtro, fechando de seguida as válvulas.

Se tenciona encontrar, na próxima Primavera/Verão, a sua piscina em ótimas condições, deve mesmo seguir estas dicas! Para ter a certeza que tudo corre bem, durante o período de hibernação da sua piscina, vá dando umas espreitadelas!

A Mabipiscinas deseja-lhe Bons Mergulhos!

 

Entre já em contacto connosco!