Agora que os dias de Verão começam a ficar mais curtos, e com o Outono a aproximar-se a olhos vistos, a piscina ainda continua convidativa a uns mergulhos nas horas mais quentes do dia.

 

Porém, após um bom mergulho, pode sentir a sua pele e olhos irritados, quiçá devido a uma alergia.

Por mais importantes que sejam os produtos para o controlo da água, estes podem causar algumas reações, principalmente em peles mais sensíveis. Contudo, será que sabe como proceder caso estas reações aconteçam?

 

Sintomas de uma reação

Talvez um primeiro indício seja a pele ficar extremamente ressecada ou os olhos apresentarem vermelhidão ou coceira. Isto porque o cloro pode agir como irritante das mucosas e da pele. Mas acredite se quiser, o cloro por si só não é capaz de desenvolver tipos de alergia. Ele não é considerado um alergénio primário. Contudo, o cloro pode sim provocar irritações na pele, mucosas (nariz, olhos) e garganta. Mas isso não significa necessariamente uma alergia específica ao produto. O que pode acontecer é a sensibilização da pele e consequentes reações parecidas a uma crise alérgica.

Como evitar reações ao usar a piscina?

Por ser um produto forte, quando em altas dosagens pode provocar irritações em peles com dermatites, irritar a mucosa nasal daqueles que já sofrem com rinite ou ainda irritar os olhos nos casos de conjuntivite. Assim, deve atentar-se à quantidade de cloro aplicada à água da piscina. Outra dica é recorrer ao duche logo após sair da piscina.

Sabe aquela sensação de ficar com o corpo cheio de sal depois de um banho de mar? Com o cloro é a mesma coisa! Quanto mais tempo deixar vestígios de cloro na pele, maiores as possibilidades de uma reação. Por isso, sempre que sair da piscina, tome um duche!

Após isso, é conveniente cuidar da pele, hidratando-a com um bom hidratante, se possível com ureia.

 

 

 

Dar uns mergulhos na sua piscina deve ser apenas diversão, e não uma dor de cabeça provocada por alergias…como tal, confie nas dicas Mabipiscinas e aproveite ao máximo o resto do Verão!

 

A Mabipiscinas deseja-lhe Bons Mergulhos!

 

Entre já em contacto connosco!