Atividades ao ar livre são sempre bem-vindas…no entanto, há que ter especial cuidado quando se trata de exposição solar.

Exposição solar sem proteção pode ser perigosa, já que promove o envelhecimento precoce da pela e favorece o aparecimento de cancro. Como tal, é crucial aplicar regularmente o protector solar, mesmo em dias nublados.

Quando fazemos uso da piscina, erroneamente achamos que por estarmos dentro de água, que não há necessidade de usar protector solar. Errado!

 

O que acontece se não usar protector solar?

Grande parte dos raios solares que entram na terra são compostos por raios ultravioleta (UV). Quando estes penetram a nossa pele, iniciam um processo de danificação das nossas células, podendo causar lesões como aumento de pintas, sardas, rugas e sinais.

Em casos de exposição prolongada, sem o uso de protector solar, é comum ficarmos com queimaduras solares, os chamados escaldões.

Contudo, os raios ultravioleta podem também causar danos invisíveis no imediato, mas possíveis de observar dentro de 20 a 30 anos. São danos celulares acumulados que podem levar a rugas, manchas e até o temido cancro de pele.

 

Porque deve utilizar protector solar?

O protector solar desempenha uma função protectora contra os raios ultravioleta. Além disso, protege a pele de queimaduras solares e reduz o efeito dos danos.

Tem também um efeito hidratante, evitando flacidez, perda de maciez e ajuda a uniformizar o tom da pele.

 

Como escolher e aplicar o protector solar?

O protector escolhido deve ser de amplo espectro, ou seja, oferecer proteção contra os raios UVA e UVB, no mínimo 30+ até 50+.

Deve ser aplicado em todas as áreas expostas da pele entre 15 a 30 minutos antes de sair de casa, sem esquecer orelhas e pés, que são locais propícios ao cancro de pele.

Na piscina, reaplique a cada duas horas ou depois de nadar, mesmo que este seja à prova de água. Não utilize protector solar com prazo de validade expirado, já que não oferecerá qualquer grau de proteção.

 

Usufrua da sua piscina, não tenha medo do sol! Mantenha-se à sombra nas horas de maior calor, aplique o protector solar e desfrute da sua piscina com toda a serenidade.

 

A Mabipiscinas deseja-lhe Bons Mergulhos!

 

Entre já em contacto connosco!