Após nove meses na barriga da mãe, é natural que a grande maioria dos bebés e crianças tenham especial à vontade dentro de água.

Assim, se é um dos sortudos que tem um pequeno peixe em casa, a Mabipiscinas adverte-o para alguns cuidados a ter.

 

Até ao primeiro ano de vida, os bebés possuem o reflexo natatório, habilidade promovida pela gestação, já que estiveram durante nove meses dentro de uma bolsa de água.

Desta forma, até esta idade, os bebés conseguem bloquear a respiração dentro de água, posicionando a laringe acima da garganta. Este fenómeno impede a entrada de água nos pulmões, direccionando-a diretamente para o estômago.

Além disto, ainda dentro da barriga da mãe, eles percebem que pequenos chutos os levam para a frente, sendo quase inato a capacidade de nadar enquanto pequenos. No entanto, embora tenham esta capacidade, com eles todo o cuidado é pouco, já que uma pequena distração pode ser fatal!

Assim, se percebe na sua criança uma predisposição para nadar, inscrevê-lo em aulas de natação prestadas por profissionais qualificados, ajudará não só a desenvolver as suas habilidades motoras, como também o ensinará a respeitar a água como um elemento que pode ser perigoso, caso não haja cuidado.

Além disso, certifique-se que, sempre que a sua criança se aproxima da piscina, está acompanhado por um adulto que saiba nadar e intervir em caso de susto.

Não deixe, de forma nenhuma, as crianças brincarem junto à piscina. Muito menos sozinhas!

Garanta que, caso se encontre dentro de casa, mantém as portas bem fechadas para que os mais pequenos não escapem para junto da piscina.

 

 

Pode parecer-lhe cliché, mas agora que nos encontramos em época balnear, várias são as vezes que nos deparamos com notícias de fatalidades em piscinas, muitas delas envolvendo crianças. Atente nestas dicas e não facilite!

 

A Mabipiscinas deseja-lhe Bons Mergulhos!

 

Entre já em contacto connosco!