Agora que o Verão está aí à porta, é comum surgir a dúvida de como a reactivar a sua piscina para ser novamente usada nos dias quentes que se avizinham.

Saiba com a Mabipiscinas como a reactivar!

Ainda que, durante o Inverno, possa ter mantido a sua piscina coberta pela capa de protecção, o balanceamento químico da mesma mudou bastante durante o tempo em que esteve inactiva.

Como tal, surge uma série de normas para que a possa reactivar com toda a segurança:

Limpeza da piscina

O primeiro passo é a limpeza, começando por retirar todos os resíduos acumulados, limpar o skimmer e o cesto do pré-filtro, ligando de seguida o filtro da água.

A filtração da água ajudará a remover partículas de sujidade suspensas na água. Deixe filtrar cerca de 24 horas.

Assim que limpar toda a sujidade proveniente de folhas, insectos e algas, é altura de escovar as paredes e fundo da piscina, garantindo que todas as algas se desprendem.

 

Verificação da alcalinidade

É altura de verificar o equilíbrio químico da piscina, esta que é fundamental para garantir o ph certo.

A alcalinidade da piscina deve manter-se entre os 80 e 120 ppm. Caso esteja abaixo, adicione um elevador de alcalinidade ou um estabilizador de pH.

 

Se, pelo contrário, estiver alto, adicione um minimizador de alcalinidade ou de pH.

Faça este processo de forma gradual e, se necessário, alternando entre elevador e minimizador de Ph até encontrar o nível de alcalinidade ideal.

 

Verifique a dureza cálcica

A dureza cálcica, ou dureza do cálcio, diz respeito à dureza da água e deve ser verificada logo após os passos anteriores.

Se esta se encontrar a menos de 200ppm, a água da piscina torna-se mais corrosiva, podendo danificar materiais que nela entrem, bem como a própria piscina.

Se estiver acima de 400ppm, a água ficará turva e será mais difícil o processo de filtração da piscina.

 

Condicionamento da piscina

Agora que todos os passos foram seguidos, é hora do tratamento de choque com cloro.

Desta vez, dobre ou triplique a quantidade de cloro que usaria normalmente, já que a piscina esteve algum tempo inactiva.

Geralmente, o tratamento de cloro para este fim será de cerca de 14gr de cloro para cada 1000 litros de água.

 

Agora que já sabe como reactivar a sua piscina, preparando-a para brincadeiras e tempo bem passado com família e amigos, conte com a Mabipiscinas para o ajudar a ter uma piscina bonita, saudável e segura!

 

 Conte com a MABIPISCINAS para o ajudar! 

Entre já em contacto connosco!