Em vários estudos, ressalva-se que a grande maioria dos bebés e crianças associa estar na água ao tempo passado dentro da barriga da mão. Contudo, saiba que deve ter alguns cuidados!

Assim, se tem um pequenote em casa, a Mabipiscinas adverte-o para alguns cuidados a ter, de forma a garantir a segurança dos mais pequenos na utilização da piscina.

 

Até ao primeiro ano de vida, os bebés possuem o reflexo natatório, habilidade promovida pela gestação, já que estiveram durante nove meses dentro de uma bolsa de água. É uma sensação com que estão à vontade, já que lhes proporciona conforto.

Desta forma, os bebés conseguem bloquear a respiração dentro de água, posicionando a laringe acima da garganta. Este fenómeno impede a entrada de água nos pulmões, direcionando-a diretamente para o estômago.

Além disto, ainda dentro da barriga da mãe, eles percebem que pequenos chutos os levam para a frente, sendo quase inato a capacidade de nadar enquanto pequenos. No entanto, embora tenham esta capacidade, com eles todo o cuidado é pouco, já que uma pequena distração pode ser fatal!

Assim, se percebe na sua criança uma predisposição para nadar, inscrevê-lo em aulas de natação prestadas por profissionais qualificados, ajudará não só a desenvolver as suas habilidades motoras, como também o ensinará a respeitar a água como um elemento que pode ser perigoso, caso não haja cuidado.

Além disso, certifique-se que, sempre que a sua criança se aproxima da piscina, está acompanhado por um adulto que saiba nadar e intervir em caso de susto.

Não deixe, de forma nenhuma, as crianças brincarem junto à piscina. Muito menos sozinhas!

Garanta que, caso se encontre dentro de casa, mantém as portas bem fechadas para que os mais pequenos não escapem para junto da piscina.

 

 

Embora lhe possa parecer exagero, agora que nos encontramos em época balnear, várias são as vezes que nos deparamos com notícias de fatalidades em piscinas, muitas delas envolvendo crianças. Tenbha a certeza, com criança não deve NUNCA facilitar!

 

A Mabipiscinas deseja-lhe Bons Mergulhos!

 

Entre já em contacto connosco!