Com o Outono e o frio já bem presente o Verão a despedir-se lentamente, é altura de começar a pensar em “arrumar” a sua piscina até chegarem dias mais quentes.

Agora que o frio se aproxima a olhos vistos, o mais certo é não vir a utilizar muito mais vezes a sua piscina. Como tal, está na altura de aprender a pô-la a hibernar.

Porém, em que consiste ao certo esta hibernação?

Para efetuar este procedimento, há um conjuntos de normas que o ajudarão a preparar a sua piscina para as condições agressivas do Inverno, evitando não só que ela seja danificada, mas também que sofra consequências pela sua inatividade.

Antes de mais, é importante saber que os danos não são poucos, podendo passar pelo aparecimento de bactérias e algas, ou mesmo proliferação de sujidade difícil de reparar.

Também a formação de gelo é outra possibilidade a ter em atenção, já que pode provocar danos em toda a estrutura e respetivos componentes da piscina, desde azulejos ao skimmer, bomba e canalização em geral.

Assim, hibernar a sua piscina pode vir a poupar-lhe algum dinheiro, além de trabalho extra.

Por isso, a Mabipiscinas dá-lhe algumas dicas de como deve preparar a sua piscina para o Inverno, com toda a segurança e eficácia:

  • Antes de mais, escolha um dia de sol para efetuar este preparação;
  • Comece por limpar a sua piscina, pois a sujidade presente na piscina pode potenciar o aparecimento de bactérias e algas. Remova folhas e insectos e escove os azulejos.
  • Equilibre a água, certificando-se de que a água se encontra em perfeitas condições, com todos os componentes dentro dos valores ideais. Efetue um tratamento de choque de cloro, utilizando 30ppm em piscinas com paredes de gesso e 10ppm em piscinas de plástico ou vinil.
  • Previna as algas, aplicando cloro e algicida como precaução.
  • Desligue todo o equipamento, não apenas a bomba, mas todo o equipamento adicional que possui, como temporizadores, robots de limpeza e sistemas de aquecimento.
  • Reduza o nível da água da piscina, fazendo com que a linha da água fique abaixo do skimmer cerca de 50cm.
  • Esvazie a canalização, pois a água a baixas temperaturas pode congelar e romper os canos.
  • Remova objetos móveis, como flutuadores ou distribuidores, analisando previamente a possibilidade de ficarem danificados com o frio.
  • Cubra a piscina com uma cobertura específica para o Inverno, que seja resistente e duradoura. Esta impedirá que se acumulem lixos indesejados, assim como a subida do nível de água devido às chuvas.
  • Limpe os equipamentos de forma profunda e detalhada, desde bomba, motor e filtro, fechando de seguida as válvulas.

Todo este processo é demorado e trabalhoso…porém, pode sempre contar com os serviços da Mabipiscinas que, além de o orientarem no sentido correto, o ajudarão a manter a sua piscina nas devidas condições!

 

A Mabipiscinas deseja-lhe Bons Mergulhos!

Entre já em contacto connosco!