O Verão está aí à porta, sendo garantido que não tarda nada ouvirá os mais pequenos perguntar “Mãe/Pai, podemos ir para a piscina?”

 

Contudo, é compreensível haver sempre algum desconforto ou receio quando se trata da segurança das suas crianças enquanto utilizam a piscina.

Para o ajudar a definir algumas medidas de contenção que salvaguardarão os mais pequenos, a Mabipiscinas partilha consigo algumas dicas que o deixarão bem mais descansado.

Utilizar bóias e braçadeiras

Embora dependa do à vontade no que se refere à natação, este é um dos cuidados a ter com as crianças na piscina. Caso a criança seja muito inexperiente, deve utilizar boia e braçadeiras, por precaução.

Já no caso de um jovem mais experiente na arte de nadar, os cuidados poderão ser menores. Em qualquer uma das situações, é crucial que exista vigilância de um adulto aquando da permanência da criança dentro de água.

Controlar a profundidade da piscina

Nunca é demais relembrar: é preciso ter atenção à profundidade da piscina em que a criança se encontra. O ideal será que a água não ultrapasse a zona da cintura.

No entanto, o facto de a criança ter pé dentro de água não é motivo para despreocupação. A verdade é que em qualquer parte de uma piscina existe perigo de afogamento.

Evitar brincadeiras perigosas

As brincadeiras dentro de água obrigam a uma atenção redobrada, uma vez que algumas devem ser proibidas pelos pais. As crianças não devem, por exemplo, abraçar ou tentar “afundar” os outros, já que o risco de consequências graves é grande. Também os comportamentos de risco à beira da piscina, como correr ou saltar, são de evitar.

Atenção à alimentação!

Em primeiro lugar, é imperativo que as crianças estejam hidratadas, pelo que devem beber água frequentemente. As refeições, essas, devem basear-se em alimentos leves e saudáveis.

Não se esqueça, também, de respeitar o tempo de digestão. É necessário aguardar pelo menos 2 horas para permitir que a criança vá à água depois de ter comido.

Estas são pequenas dicas que podem, efectivamente, ajudar a garantir a segurança dos mais pequenos para que possa ter um Verão sem imprevistos!

Entre já em contacto connosco!